Colite: conheça a doença do intestino muito comum em cães

Colite: conheça a doença do intestino muito comum em cães

A Colite é um processo inflamatório de uma parte do intestino, mais exatamente da parte final (cólon). Mais comum do que imaginamos, a Colite é bem recorrente nos atendimentos clínicos que fazemos.

Há várias coisas que pode causar a colite: intolerância alimentar, translocação bacteriana, síndrome fermentativa e outras situações que causam a doença, como parasitas do trato intestinal (giárdia, por exemplo). Ou seja, situações que machucam e inflamam a região intestinal e podem acabar provocando uma inflamação permanente.

colite-intestino

Há muitos sintomas para a Colite: vômito, diarréia, fezes pastosas ou com muco (uma espécie de geléia transparente), sensibilidade abdominal, gases e flatulência.  A doença pode se manifestar de maneira aguda, ou seja, um aparecimento súbito, de uma hora pra outra. Geralmente, esses casos estão associados a parasitas.

Mas a colite também pode ser crônica, ou seja, veio evoluindo com o tempo e tem como causa algum agente que esteve ali no intestino constantemente o agredindo. Este caso envolve uma avaliação ainda mais detalhada, inclusive com a realização de colonoscopia, para biópsia do tecido intestinal e identificar o que está causando a alteração.

Uma das raças que mais desenvolve esta doença é o Boxer, que tende a apresentar uma situação mais grave, com presença de sangramento, perda de peso, dor abdominal, que chamamos de colite ulcerativa, pelo desenvolvimento de úlceras na região, inclusive, com necessidade de internação para tratamento.

boxer-colite
A raça Boxer tem propensão ao desenvolvimento de Colite.

Ressaltamos o alerta para que não seja feito o tratamento doméstico da doença, principalmente se ela ainda não houver sido diagnosticada. A Colite precisa de acompanhamento a longo prazo, com tratamento prolongado e ajuste de dieta do animal.

Os cães tem um sistema digestivo diferente do nosso. A gente consegue fazer uma alteração de nutrientes com muitas facilidade, sem que isso implique numa inflamação do sistema digestivo. Para os cães não é assim.

A alteração de ração de uma hora pra outra, alteração de cardápio de alimentação natural, petiscos, legumes, frutas que são oferecidas, tudo isso precisa ser bem orientado, pois a inserção de nutrientes novos de maneira aleatória pode agredir o intestino do cão.

Um dos nossos pacientes, o Thor, foi diagnosticado com Colite e a Andréa Vervloet, sua tutora, compartilhou a experiência dela com o tratamento do Thor, que vai muito bem. Ele está ótimo e com a inflamação super controlada. Veja aqui o post dela falando sobre o tratamento do Thor.

Esperamos ter ajudado você a conhecer mais sobre a saúde dos cães e que isso te ajude a cuidar melhor do seu pet. Grande abraço!

Por Márcio E. Becacici (CRMV-ES 1033)

Médico Veterinário Especialista em Anestesiologia Veterinária pela Faculdade de Jaguariúna – FAJ (2013-2015).

 

Agendar uma consulta




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *