Como escovar os dentes do seu cachorro?

A escovação de dentes é importantíssimo para os humanos, certo? É uma higiene que tem completa relação com a saúde e o bem-estar. Nos cães, não é diferente.

A escovação diária é muito importante para que a gente consiga manter uma limpeza dos dentes, sem tártaro, e evite que o ambiente sujo se torne uma colônia de bactérias. Muitos tutores não sabem, mas a proliferação de tártaro e de inflamações nas gengivas dos cães podem ter direta relação com complicações renais.

Por isso, nós indicamos que você sempre escove os dentes do seu cãozinho pelo menos uma vez ao dia. Não é difícil e você pode ver no vídeo abaixo como escovar corretamente (vídeo encontrado aqui):

Há vários tipos de escova de dentes: uma adaptada para que você coloque no dedo (para alguns assim fica mais fácil), outra convencional, como a nossa, com a haste, outro modelo que apresenta dois tamanhos de cerdas para escovação.

Do mesmo jeito, há várias pastas de dente no mercado (você pode dar uma olhada aqui, que há várias opções), cada uma com diferente grau de ação e abrasão. Caso tenha dúvida, pergunte ao Médico Veterinário e peça que ele indique a pasta de dente ideal para o seu cachorro. Veja abaixo alguns exemplos de pastas de dente para cães:

pasta-de-dentes-periovet pasta-de-dentes pasta-de-dentes-cet

Mas, se seu cãozinho já é mais velho e você não teve a oportunidade de escovar os dentes dele, não se preocupe. Existe a possibilidade de você fazer o que chamamos de Profilaxia Oral, ou mais comumente chamado de Limpeza de Dente. Embora necessite de sedação (o cachorro precisa ser anestesiado para o procedimento), é um procedimento muito seguro, se todos os exames pré-cirúrgicos forem feitos e analisados pelo anestesiologista/analgesista. Não faça a limpeza do seu cão em pet shop ou em consultórios, ok? Procure uma Clínica Veterinária com estrutura para atendê-lo com segurança.

Veja o antes e depois de uma limpeza de dente realizada aqui em nossa Clínica:

limpeza-de-dentes-antes
Antes
limpeza-de-dentes-depois
Depois

Caso já tenha percebido que seu cão está com a gengiva sempre muito vermelha, inflamada, ou mesmo que os dentes estão com muito tártaro, fale conosco para fazer o orçamento da limpeza de dente do seu pet.

Aguardamos você!

Fazer Orçamento