O que é um Papiloma e como identificar essa doença no seu cachorro?

O que é um Papiloma e como identificar essa doença no seu cachorro?

Os papilomas geralmente se apresentam com aspecto de verrugas e de consistência dura.

O Papiloma é um nome comum dado à papilomatose canina é causada por vírus do gênero Papillomavirus, família Papovaviridae.

Não há predileção por sexo, raça dos animais e sazonalidade na ocorrência da doença. A transmissão ocorre
por contato direto ou indireto com secreções ou sangue provenientes dos papilomas, embora lesões na superfície epitelial favoreçam a infecção.

A doença acomete predominantemente cães jovens ou adultos imunossuprimidos. A maioria das infecções regride espontaneamente entre quatro a oito semanas pós-infecção. Entretanto, ocasionalmente, os papilomas podem persistir ou recidivar, especialmente em cães imunossuprimidos. A infecção de cães com doenças imunossupressivas ou debilitantes (erliquiose, cinomose, parvovirose) favorece a replicação e a manifestação clínica do Papillomavirus.

Os papilomas geralmente se apresentam com aspecto de verrugas e de consistência dura. A coloração varia da tonalidade branco acinzentada à negra, com superfícies ásperas e friáveis que se destacam facilmente. O tratamento é feito pelo fortalecimento da imunidade, autohemoterapia, fitoterápicos, dieta, cirurgia, criocirurgia.

Normalmente, é tentado primeiro o tratamento clínico e em seguida o cirúrgico, devido à capacidade de regressão. Alguns casos se tornam bem resistentes e é necessária a associação de diversas terapias.

 

Por Larissa J. Kondo (CRMV/ES 1879 e CRMV/SP 35850)

Médica Veterinária especializada em cirurgia avançada de tecidos moles (SP). Residência médica em clínica cirúrgica oncológica, ortopédica e politrauma (SP). 

 

Agendar uma consulta




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *