Novembro Azul: a Clínica Veterinária Centro Vet reforça a campanha contra o câncer de próstata

Aproveitando a temática do mês de novembro – o Novembro Azul – a Clínica Veterinária Centro Vet lançou uma campanha para prevenção do câncer em cães e gatos, em especial o câncer de próstata e de testículos.

Muitos tutores não possuem o hábito de trazerem os seus pets para consultas de rotina, a fim de que avaliem a condição de saúde recorrentemente.

Assim como nos humanos, os hábitos de prevenção são muito melhores. Consultas médicas regulares permitem que se faça uma série de ajustes que previnem o aparecimento de doenças. Muito melhor do que ter que tratá-las, não é mesmo?

No caso do câncer de testículo e próstata, a melhor forma de prevenção, nos cães, é a castração. Ela reduz em até 90% a chance dessa doença quando feita no cão mais jovem. Por isso, aproveitando que a campanha Novembro Azul tem o objetivo de falar do problema e trazer medidas de prevenção e cuidados, vamos falar dos principais sintomas do câncer de próstata em cães. Veja quais são eles:

• Dificuldade para defecar ou urinar;
  • Perceber que o animal está gotejando urina – e se ela sai com sangue;
  • Movimento de locomoção limitado, como subir em móveis ou degraus, também podem indicar uma possível alteração no tecido de próstata;
  • Emagrecimento por diminuição de apetite.

Estima-se que cães não castrados possuem chance de 75% de desenvolver o câncer de próstata. É um índice muito alto a se correr risco, considerando que a castração é uma medida cirúrgica simples, se feita numa clínica de confiança.

É normal ter dúvidas. Afinal, quem ama seu cãozinho, nem imagina vê-lo passando por uma cirurgia. Porém, convidamos você a conversar com um dos nossos médicos veterinários para esclarecer essas e outras dúvidas. Estamos à disposição.

Fonte: Canal do Pet – iG