Displasia Coxofemoral: o que é?

Displasia Coxofemoral: o que é?

A Displasia Coxofemoral é um problema ortopédico muito comum em cães de grande porte. Conheça suas causas!

A Displasia Coxofemoral é uma doença comum em animais de grande porte, em especial em cachorros das raças Golden Retriever, Labrador, Rotweiller, Pastor Alemão, dentre outros. Trata-se de uma má formação ocorrida na região do quadril do animal, via de regra, ocorrida por cruzamentos entre cães que possuem disposição ao desenvolvimento do problema. A principal causa da Displasia é genética, hereditária, ainda que os cães que cruzaram (padreador e matriz) não tenham a doença manifestada. Veja abaixo algumas imagens sobre a doença:

displasia-coxofemoral-luxação
Comparativo entre um lado normal e um anormal
displasia-coxofemoral-raio-x
Indicação de Displasia Coxofemoral
displasia-coxofemoral-graus
Comparativo entre graus de Displasia Coxofemoral

Existe uma inadequação entre a cabeça do fêmur e o acetábulo, que acarreta outras consequências ao animal, como o desgaste da região, artrose, artrite, luxações e outros. A condição degenerativa e inflamatória acaba causando muita dor aos animais que possuem a doença. Veja no vídeo abaixo a explicação do Dr. Mário Becacici, Médico Veterinário Anestesista na Clínica Centro Vet, sobre as causas e como se desenvolve a doença.

O mais importante em relação à Displasia é o diagnóstico precoce, para que seja possível oferecer ao seu pet uma condição de vida saudável e estável. Com o acompanhamento médico veterinário, será possível monitorar os pontos de dor, o estado físico do animal e garantir uma qualidade de vida por todo o desenvolvimento dele. Fisioterapia, acupuntura e outros tratamentos complementares são meios que poderão ser usados para que o seu pet viva bem e feliz!

Agende uma consulta para avaliação do seu pet conosco!





Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *