Pênfigo – Doença Dermatológica Veterinária e Tratamento

Essa é uma doença autoimune que também afeta a pele. Doenças autoimunes são aquelas que resultam do ataque de anticorpos a células, tecidos ou órgãos – ocorrem na pele de cães e gatos. É importante conhece-los para poder trata-los antes que se agravem. Dentre várias, escolhi o Pênfigo e em outro momento abordaremos outras com características similares a esta.

A designação pênfigo abrange um grupo de doenças com sintomas em comum, como vermelhidão, ulcerações (perda das camadas superficiais da pele), crostas, vesículas (elevações pequenas contendo líquido inicialmente claro) e pústulas (elevações pequenas contendo pus).

Exposição excessiva ao sol e uso de medicamentos podem causar pênfigo. Em algumas raças de cães e gatos, há indícios de predileção hereditária.

Pênfigo foliáceo: é a doença autoimune mais diagnosticada. Inicialmente, produz sintomas na cabeça, nas orelhas, patas, gengivas e nos lábios, mas muitas vezes progride e se generaliza pelo corpo. Provoca coceira e dor leve a moderada e, ainda depressão e febre. Se os coxins (almofadinhas estiverem envolvidos, também produz claudicação. Em alguns casos, há ocorrência de infecção bacteriana secundária.

Pênfigo eritematoso: manifesta-se em uma área menor: cabeça, face e pés, podendo causar despigmentação nos lábios e no nariz.

Pênfigo vulgar: é o pênfigo mais grave, potencialmente devastador, com sintomas muito fortes e generalizados, que provocam coceira e dor intensa. Lesões nas mucosas da boca podem deixar seu animal sem comer. Infecções bacterianas secundárias são comuns.

Pênfigo vegetante: produz pústulas geralmente bem delimitadas. Não acomete as mucosas e tem poucos sintomas sistêmicos.

O tratamento dos pênfigos costumam ser feito com uso de drogas imunossupressoras, filtro solar e antibióticos, podendo exigir internação inicial. O prognóstico varia de bom a reservado. Alguns pacientes não tratados vão a óbito pela gravidade dos sinais clínicos ou são eutanasiados. Depois de controlada a doença, o animal fica sujeito a avaliações periódicas pelo médico veterinário.

Fonte: Imagem retirada do “Veterinary Articles / Pemphigus Foliaceus” disponível em: http://www.vmcli.com/veterinary-articles-pemphigus-foliaceus.html

Por Myrna Peres Wanderley (CRMV/ES 744)

Médica Veterinária especializada Dermatologia Veterinária. Atendimento com hora marcada na Clínica Veterinária Centro Vet. Ligue 3019 – 2666