10 passos para o primeiro banho no seu pet!

10 passos para o primeiro banho no seu pet!

O banho, assim como a escovação, deve ser encarado como uma atividade normal e uma ótima oportunidade para desfrutar momentos agradáveis com seu pet. Porém, para que isso se torne uma rotina feliz e saudável é necessário criar associações positivas desde o primeiro banho.

Antes que os filhotes sejam liberados para o banho pelo seu veterinário é importante que se faça a introdução higiênica, como a escovação, de maneira gradual, carinhosa e divertida. Já que o objetivo é criar uma associação positiva, não se deve forçar o cão a nada. Cada filhote tem seu tempo.

Leia também: Os cuidados essenciais com seu filhote.

Se o primeiro contato com água for no pet shop, o tutor deve supervisionar o banhista na execução de todos os passos. Evite dias frios, pois aumentam a queda de imunidade e o pet deve estar de coleira e guia para ser contido de forma segura e evitar acidentes. Agora se o primeiro contato com água for em casa é preciso seguir algumas orientações básicas:

1- Temperatura da água: para os primeiros banhos do filhote recomendo água morna, o suficiente para quebrar o frio. Lembre-se que os filhotes têm pele muito sensível, e temperaturas mais altas podem causar lesões.
2- Contato com a água: depois de abrir o chuveirinho, deixe a água correr por alguns segundos perto das patas do filhote. Enquanto ele permanece calmo, recompense-o com carinho e petiscos. Se o filhote criar dificuldade, abra o chuveirinho mais longe dele e aproxime aos poucos, de acordo com a aceitação;
3- Molhar posteriores e garupa: comece o contato pelas patas de trás e, depois, pelas da frente. Volte para as patas de trás e suba devagar até a garupa. Fale calmamente com o pet. Não faça movimentos bruscos;
4- Molhar e ensaboar dorso, barriga, pescoço e peito: continue a molhar, seguindo pelo dorso, barriga, pescoço e peito, mas não molhe a cabeça. Coloque um pouco de xampu (receitado pelo veterinário) na esponja e ensaboe lentamente todo o corpo do filhote, exceto a cabeça. Não coloque o xampu diretamente nos pelos, a diferença de temperatura pode assustar;

dicas-banho
5- Molhar a cabeça e Face: coloque um rolinho de algodão hidrófobo em cada orelha do pet. Direcione o jato de água levemente de trás para frente da cabeça, para evitar que muita água alcance os ouvidos. Cubra os olhos do filhote com a mão e direcione o chuveirinho tomando cuidado para não atingir diretamente a face do filhote. Se, mesmo assim, o cão mostrar incômodo, interrompa e use uma toalha umedecida com água morna e xampu. Mantenha essa técnica nos primeiros banhos até o filhote se mostrar seguro e só depois faça novas tentativas sem toalha umedecida.
6- Ensaboar a cabeça: continue protegendo os olhos do filhote com a mão e passe o xampu na cabeça e na face dele com cuidado para não entrar nos olhos, narinas e boca;
7- Enxaguar: após o cão estar totalmente ensaboado, enxague bem com chuveirinho bem próximo ao corpo sempre com carinho e paciência;
8- Chacoalhar e secar: depois de tirar o algodão dos ouvidos do filhote e a coleira, seque-o bem com toalhas. Leve o filhote para onde ele possa se chacoalhar à vontade, em local sem terra e sujeira (alguns cães se esfregam no chão depois do banho). Chacoalhar expele grande parte da água dos pelos;
9- Secagem final: Em dias de sol leve o filhote para o quintal ou varanda, brinque com ele um pouco no sol e, em seguida verifique se ele está bem seco. Caso esteja úmido, seque-o com toalha.
10- Secador de Cabelos: Se o pet ainda estiver molhado utilize o secador no frio, a 20 centímetros do filhote. Na cabeça, passe no sentido de trás para frente, sem nunca colocar o aparelho diante na face do cão. Para evitar alergias e problemas de pele gerados por umidade além de úlcera córnea, seque bem o cão. Nos ouvidos, passe uma toalha limpa e seca ou algodão (só pelo lado de fora).

Procure o seu médico veterinário de confiança para maiores esclarecimentos e converse a respeito da frequência dos banhos e qual melhor produto utilizar no seu pequeno mascote. Cada animal tem sua necessidade, de acordo com o tipo de pelo e pele.

Lembro ainda que cachorro não fede, e se isso estiver ocorrendo poucos dias após o banho, certamente existe algum problema dermatológico. Boa sorte e divirta-se com seu pet.

Por Myrna Peres Wanderley (CRMV/ES 744)

Médica Veterinária especializada Dermatologia Veterinária. Atendimento com hora marcada na Clínica Veterinária Centro Vet. 

 

Agendar uma consulta




Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *